Os alarmes residenciais são equipamentos de monitoramento e segurança desenvolvidos para detectar anomalias no imóvel (incêndio) ou a entrada de pessoas não autorizadas em uma residência.
No mercado, modelos de alarmes residenciais não faltam. Por isso, é fundamental estar conhecer de perto as características particulares de cada alarme para residência.
Os sensores de movimento fazem parte da lista de alarmes residenciais e são responsáveis por identificar a presença de indivíduos e animais nos ambientes em que são instalados, por meio dos seus movimentos.
No mercado existem basicamente dois tipos de sensores de movimento, sendo eles: sensor de movimento passivo (apesar de não emitir luz infravermelha, o sensor é capaz de detectar a presença de indivíduos e animais nos ambientes) e o sensor de movimento ativo (esse sensor emite luz infravermelha e por meio de transmissão de calor corporal, o sensor detecta quem atravessa o ambiente).
.
Os sensores magnéticos fazem parte da lista de alarmes residenciais e são instalados para identificar a abertura de janelas, portões e portas do imóvel. Esses alarmes residenciais funcionam como um imã que mantém fechada a janela, porta ou portão. No entanto, caso a janela, porta ou portão abra, o sensor emite um sinal para a central de controle que então realiza a liberação do sensor magnético.
No mercado existem basicamente, três modelos de sensores magnéticos, sendo eles: sensores metálicos (são mais resistentes e usados em portas de enrolar de aço e portões pesados), sensores embutidos (usados em portas e janelas de madeira) e sensores aparentes (usados em portas e janelas de vidro).
Dentro da lista de alarmes residenciais está o sensor de incêndio, ao qual é responsável por detectar fumaça no ambiente, sinal esse que pode orientar o início de um incêndio. Esses alarmes residenciais emitem quando constatam a presença de fumaça no ambiente, emitem avisos visuais e sonoros no imóvel, para que o mesmo seja desocupado.
Os sensores detectores de quebra vidro também fazem parte da lista de alarmes residenciais. Esses equipamentos são desenvolvidos com tecnologias capazes de detectar a quebra de vidros e enviar informações para uma central de monitoramento.
Esses alarmes residenciais podem ser instalados na estrutura das janelas e portas de vidro do imóvel. Só para você ter uma ideia, esse sensor nos espaços comerciais acaba sendo muito utilizado para proteção de vitrines. Vale ainda comentar que esses alarmes residenciais que detectam a quebra de vidro também podem ser instalados em conjunto com os sensores magnéticos, aumentando ainda mais a segurança do imóvel.
Quanto ao funcionamento desses alarmes residenciais, pode-se dizer que os sensores detectores de quebra de vidro funcionam usando duas tecnologias distintas: a detecção acústica e a detecção de choque, ou seja, enquanto detecção acústica detecta o som, o detector de choque identifica à vibração da quebra do vidro no local e emite o alerta.